A vida pode ser gerada em vários sentidos, em felicidades, desgostos, amarguras, muita dor, muitas lágrimas, muitos desesperos, muitas perdas, muitas lutas, muitos altos e baixos, muitas incapacidades, muitos arrependimentos, muitos sonhos, muitas desistências....Enfim, em vários sentidos.
A verdade é que, nem todos aguentamos com tudo! Chega a momentos, que sentimos que conseguimos, porque a fé desperta em nós para encobrir a dor. Mas nem tudo se chega a facilitar. Passado algum tempo, passado algum cansaço, começamos a perder a própria fé e esperança! Sentimo-nos inuteis, culpamo-nos, sentimo-nos vazios por dentro por completo. Aquilo a que chamavam de "vida" hoje torna-se a "morte", principalmente, morte interior.
Os dias brilhantes, tornam-se escuros e amargos, a beleza torna-se horror, a vida desaba e nós desabamos juntamente com ela.
Aqueles dias de chuva, fazem-nos melhor, porque queremos que ela escorra a nossa dor, mas principalmente porque um dia de chuva transmite tristeza, e certamente isso é algo de que a nossa dor aínda mais quer.
Tentamos dizer em voz alta, amanhã será um dia novo e diferente, mas cá dentro no nosso interior, nada disso é verdade, sabemos e temos a completa noção de que será igual aos outros dias.
O que mais queremos muito nestes dias, é um lugar só nosso, um lugar especial onde depositamos todos os dias as nossas lágrimas e que começa por se chamar refúgio.
Certamente, sentimo-nos mortos, sem razão para que a vida possa fazer sentido. Mas, por vezes quando nos sentimos sozinhos, temos de olhar para outros aspectos. A amizade por exemplo! O amor existe, o conforto também, o apoio aumenta, as lágrimas existem, mas os sorrisos também.
Um amigo verdadeiro, está lá diariamente, nos momentos bons para compartilhar sorrisos, e nos momentos maus, para ajudar, dão o seu ombro e se for preciso choram juntamente, mas também estão lá para nos fazer ver que um sorriso, apesar de pequeno, é significativo.
Os amigos choram, sorriem, apoiam-se, falam, discutem, dão o que têm deles mesmos uns aos outros, mas acima de tudo também se amam.
Por momentos eles conseguem fazer-nos não pensar nos problemas, e aproveitar a viagem divertida que nos oferecem.
Um amigo, pode não ser o mundo, pode não ser tudo, mas nunca é o nada.
E é exactamente com eles, que um pouco de luz se faz sentir!
